6.1
O primeiro passo para participar no passatempo é preencher corretamente o formulário eletrónico de inscrição indicado em 4.1 e 4.2.
6.2
Após a inscrição, os participantes devem ativar a(s) sua(s) equipa(s), utilizando o código de ativação de equipa que adquiriram conforme indicado no ponto 4.1. Quando ativa(m) a(s) sua(s) equipa(s) da Liga Record, o participante dá-lhe(s) um nome apropriado que não pode ser superior a 20 dígitos. O Promotora poderá livremente desclassificar equipas com nomes que se considerem obscenos, inapropriados ou que, de alguma forma, ofendam a moral pública e os bons costumes.
6.3
Não serão aceites duas inscrições com o mesmo código de ativação de equipa.
6.4
Para selecionar os jogadores para a sua equipa, será posto ao dispor dos participantes um orçamento de quarenta milhões de euros (este valor, fictício, apenas representa o montante que cada participante pode utilizar, não tendo nenhuma semelhança com o orçamento real de nenhum clube de futebol da Liga Portugal 2024/2025), que nunca pode ser excedido na composição de cada equipa, exceto nos casos em que o excedente resultar de bónus ganho pelo participante. A seleção do treinador é gratuita, não interferindo com o orçamento disponível.
A divisão dos jogadores incluídos na lista selecionada pelas diversas posições (Guarda-redes, Defesas, Médios e Avançados), assim como o valor atribuído a cada um deles, terá em conta a posição que habitualmente ocupam nos respetivos clubes. A estimativa do preço individual de cada jogador é, no entanto, subjetiva, e por ela não se pode deduzir o valor real do passe do jogador no mercado e muito menos estará implicitamente relacionada com os vencimentos que auferem nos seus clubes.
A Promotora só aceitará nas equipas dos participantes futebolistas que façam parte da lista referente à Liga Record. Não serão aceites jogadores que não tenham sido escolhidos para a mencionada lista.
6.5
Na seleção dos 23 jogadores que constituirão o plantel de cada equipa, não existe qualquer limitação quanto ao número de jogadores do mesmo clube ou de estrangeiros.
6.6
No início do passatempo, o participante terá de escolher os seus 23 jogadores, sem repetir nenhum nome, de acordo com as seguintes especificações:
3 guarda-redes
8 defesas
8 médios
4 avançados
Enquanto a equipa não está em condições de ser fechada (não tem os 23 jogadores), o participante tem a opção “Completar equipa” através de um botão. Esta ação permite finalizar a equipa automaticamente.
6.7
Este processo só está disponível para equipas que ainda não foram a jogo (enquanto a quantidade de alterações é livre) e não para substituições ao longo da época.
Como é feito este processo:
A) Divisão do saldo pelo número de jogadores a completar o plantel;
B) Percorrer os jogadores disponíveis em cada posição (de avançado a guarda-redes) e ordenação pela percentagem de compras (os que foram mais comprados são escolhidos primeiro);
C) Se não houver saldo para completar a equipa são feitos acertos nos jogadores previamente escolhidos, vendendo os mais caros, de forma a ser possível obter um plantel completo.
6.8
Cada participante pode efetuar a transferência de um só jogador entre cada ronda, desde que mantenha o mesmo contingente de jogadores por posição e não ultrapasse o orçamento de quarenta milhões de euros (mais eventuais bónus). Nessa altura, a cotação de jogadores estará atualizada de acordo com a mecânica que se explica no ponto 12. Esta transferência pode também ser efetuada no mês de formação de equipa. No mês de fevereiro a opção de transferência não está ativa, na medida em que, ocorre a
reabertura do mercado, onde o participante pode trocar, no máximo, 6 (seis) jogadores. Nas transferências, o(s) jogador(es) comprado(s) ocupa(m) automaticamente a posição no jogo do(s) jogador(es) entretanto vendido(s).
6.9
Na reabertura do mercado, que ocorre entre as 0 horas (hora de Portugal Continental) do dia 1 de fevereiro de 2025 (coincidindo com o início das apostas da 16ª ronda) e 2 horas antes (hora de Portugal Continental)
do início do 1º jogo da jornada 23, marcada para 23 de fevereiro de 2025, o participante pode trocar, no máximo, 6 (seis) jogadores, desde que mantenha o mesmo contingente de jogadores por posição e não ultrapasse o orçamento de quarenta milhões de euros (mais eventuais bónus). Nessa altura, a cotação de jogadores estará atualizada de acordo com a mecânica que se explica no ponto 12.
Os jogadores escolhidos para uma equipa da Liga Record pontuarão mesmo que, entretanto, mudem de clube da Liga Portugal.
6.10
Numa determinada ronda, caso os jogadores escolhidos mudem de posição, os concorrentes passam a ter duas (2) transferências extra na ronda em questão. Nas equipas que tenham mais que um jogador afetado, vão ser concedidas equivalente número de transferências adicionais.
6.11
Numa determinada ronda, caso os jogadores escolhidos mudem de competição (outra liga), os concorrentes passam a ter uma (1) transferência extra na ronda em questão. Nas equipas que tenham mais que um jogador afetado, vão ser concedidas equivalente número de transferências adicionais.
6.12
As cotações dos jogadores serão atualizadas após cada ronda, de acordo com os parâmetros de rendimento pré-definidos, podendo os participantes, na eventual renovação do plantel, em fevereiro, beneficiar da atualização dos preços dos seus jogadores (no caso de a cotação ter baixado). Se a cotação subir, manter-se-á o preço pelo qual o jogador foi adquirido inicialmente. Nas novas equipas, adquiridas em qualquer altura, serão consideradas as cotações atualizadas dos jogadores.
6.13
Em cada ronda, cada participante pode escolher, dos 23 jogadores do seu plantel, sem repetir nenhum nome, os 11 que quer ter ativos (a pontuar) na jornada que se segue e 4 suplentes.
Para o 11, deve escolher sempre 1 guarda-redes; 3, 4 ou 5 defesas; 3, 4 ou 5 médios; e 1, 2 ou 3 avançados.
Para suplentes, dos restantes 12 jogadores do plantel, pode escolher 4 jogadores de qualquer posição. Contudo, dos 4 suplentes só poderão entrar 3 (3 substituições por ronda).
6.14
Se um participante não modificar os jogadores do 11 e/ou os jogadores suplentes, nessa ronda considera-se que repete o onze e os suplentes selecionados na ronda anterior.
6.15
Cada participante deve escolher um treinador dos 18 disponíveis. Esta escolha pode ser alterada em qualquer ronda , nos períodos em que se efetuam as substituições dos jogadores.
6.16
Se um participante não modificar o treinador que tem ativo, nessa ronda considera-se que repete o treinador selecionado na ronda anterior.
6.17
A equipa só ficará completa e válida para pontuar após a escolha do 11 inicial, de 4 suplentes e 1 treinador. Caso contrário, a equipa terá zero pontos na ronda.
Em três rondas da Liga Record, seguidas ou intercaladas (exceto nas últimas três rondas), o participante pode acionar o mecanismo "Férias" (que estará disponível na ferramenta eletrónica de gestão da equipa). Este mecanismo proporcionar-lhe-á contabilizar automaticamente metade dos pontos do vencedor dessa ronda, arredondados para a unidade superior, independentemente do desempenho da sua equipa nessa(s) ronda(s).
6.18
Caso o concorrente deixe o seu plantel aberto, a equipa terá zero pontos na ronda.